Pegou emprestado um empréstimo consignado, mas você não está satisfeito? Você sabia que pode fazer a portabilidade de consignado, e transferir de banco e continuar usando seus créditos com melhores condições de pagamento?
Esta alternativa ajuda a reduzir a dívida e até mesmo a inadimplência. A portabilidade da folha de pagamento é direito de todos os beneficiários, mas existem várias etapas que devem ser seguidas para realizar essa troca. Veja como funciona abaixo.
O que é a portabilidade de consignado?
Portabilidade de consignado é o direito de pegar um empréstimo consignado em outro banco que ofereça melhores condições de pagamento. Por meio do questionário, você pode conhecer as taxas de juros de outras instituições financeiras e trocá-las gratuitamente.
Para que a portabilidade de consignado aconteça é preciso informar a antiga e a nova instituição financeira e autorizar a troca.
Para fazer esta transição, as regras estão previstas na Resolução 4.292, de 2013, do Banco Central.
Portabilidade de consignado: Entenda como funciona?
Na verdade, ao solicitar a portabilidade do seu crédito consignado, você estará fazendo um novo empréstimo junto a uma instituição financeira que optar por fazer a alteração. Este novo banco paga seu empréstimo anterior, então você tem seu empréstimo em melhores condições.
De acordo com os regulamentos do banco central, o valor e o prazo de um novo empréstimo não podem exceder o valor e o prazo do saldo devedor que o cliente tinha antes da mudança.
Isso funciona como uma proteção ao beneficiário, evitando que ele se sinta obrigado a mudar de banco e pagando taxas mais altas. Conheça as opções de portabilidade:
- Melhores taxas: você pode fazer a portabilidade escolhendo pagar taxas de juros mais em conta do que seu empréstimo anterior;
- Portabilidade com troco: ao fazer a troca e refinanciar o seu contrato, você pode receber de volta a diferença paga à primeira instituição. Este troco vai direto para a sua conta;
- Quitação antecipada: com melhores condições de pagamento você pode optar por continuar pagando o mesmo valor das parcelas, porém é possível antecipar a quitação do seu empréstimo;
- Redução das parcelas: você faz a troca da taxa de juros do seu empréstimo, reduzindo o valor da sua parcela. A quantidade continua a mesma, porém com uma cobrança mais em conta.
Em seguida, você precisa informar o banco original sobre a portabilidade e perguntar sobre o valor da dívida e a data de vencimento.
Leve esses dados para um novo banco e autorize o início do processo de troca. A nova agência entrará em contato com a antiga e a portabilidade do consignado é feita por transferência (TED).
Dica Credverso: Por lei, o seu banco atual não pode negar nenhum pedido sobre os dados do seu empréstimo!
Veja as informações necessárias para solicitar a portabilidade de consignado:
- Modalidade e taxa de juros (crédito consignado, taxa nominal e efetiva);
- Prazo total e prazo restante para a quitação;
- Sistema de pagamento; número do contrato;
- Saldo devedor atualizado;
- Demonstrativo da evolução do saldo devedor;
- Valor de cada prestação (com o valor do principal e encargos);
- Data do último vencimento da operação.
Demora muito para fazer a portabilidade de empréstimo consignado?
Normalmente não é um processo muito demorado, pois, a portabilidade de consignado leva em média, 10 dias úteis.
Indicando o valor do saldo devedor, o banco atual tem até 5 dias úteis para dar uma resposta sobre a portabilidade do consignado e repassar suas informações.
Feito isso, o novo banco recebe esse valor e resgata a dívida. Sua linha de crédito será liberada novamente e a instituição financeira recém-selecionada poderá refinanciar seu empréstimo com as novas taxas e prazos de juros.
É possível desistir da portabilidade?
Você pode desistir da portabilidade do consignado, não importa o motivo, com a condição de que o seu novo banco ainda não tenha feito o pagamento do seu saldo devedor.
Para o cancelamento pode variar de acordo com cada instituição, sendo, em média, um prazo de 4 a 7 dias úteis.
Portanto, é muito importante que você faça uma boa avaliação da portabilidade comparando as duas ofertas antes de firmar um contrato. Reiterando que apenas a pessoa com o empréstimo pode solicitar o cancelamento do empréstimo.
Empréstimo Consignado tem um número máximo de parcelas?
Essa é uma informação muito importante, pois você pode parcelar o valor em até 84 vezes e ter até 9 contratos de empréstimos pessoais ativos ao mesmo tempo por benefício.
Quais os prazos para fazer a portabilidade de consignado?
O seu banco atual tem até 5 dias úteis para fazer o processo de transferência da sua portabilidade de consignado.
Nesse período, ele pode entrar em contato com você para oferecer novas condições no seu contrato.
Existe alguma restrição para essa operação de portabilidade de consignado?
Sim, mas ela é para proteger você.
O Banco Central alerta que o valor e o prazo do novo empréstimo contratado no contrato de portabilidade de consignado não pode ser superior ao saldo devedor e ao prazo do empréstimo existente.
Então o limite BC é para sua proteção. Isso evita que você se endivide em condições piores do que já tem.
Qual é o custo desta transferência?
A transferência de portabilidade de consignado não custa nada para o cliente. Se ele fizer a opção de portabilidade, não podem ser cobrados impostos. E os custos não podem ser repassados a ele.
Precisa ser cliente do banco para fazer essa portabilidade?
Não. Você não precisa abrir uma conta com o banco que oferece a melhor opção para fechar o contrato. Pode se tornar cliente dela somente com a portabilidade de consignado.
Tenho mais de um contrato, posso fazer a portabilidade de todos os meus consignados?
Sim, você pode transferir todos os seus contratos de Portabilidade Consignado, se encontrar condições melhores do que as atuais para cada um deles, se isso funcionar a seu favor e se a nova organização receptora aceitar sua nova proposta de contrato.
A Credverso deixa uma ressalva: essa portabilidade de todos os contratos pode não acontecer, dependendo das condições dessas operações e da análise feita em cada instituição.