Semanalmente, a Caixa Econômica Federal vai fazer liberações de saque emergencial no valor de R$1.000,00 reais. Esse valor será disponibilizado para aproximadamente 42 milhões de brasileiros que possuam algum saldo no fundo de garantia e estará liberado pelo governo a partir do mês de abril.
O calendário para essa medida seguirá até o dia 15 de junho, sempre liberando valores a cada semana de acordo com o mês de nascimento do beneficiário. O pagamento será feito até o dia 15 de dezembro deste ano, sempre seguindo as contas relativas a contratos de trabalhos extintos (priorizando a conta com saldo menor) e depois irá para as outras contas vinculadas, iniciando também pela conta que estiver com saldo menor.
O saque emergencial do Fundo de Garantia não será a única medida econômica a ser tomada nos próximos meses de 2022, outras medidas como a antecipação do 13º salário do INSS e a ampliação da margem do empréstimo consignado, também foram anunciadas pela equipe econômica.
FGTS emergencial quem tem direito?
Para saber sobre o FGTS emergencial quem tem direito, saiba que todo cidadão que tiver dinheiro em suas contas do FGTS, automaticamente, terá o valor depositado na conta da Caixa na data proposta no calendário. Caso você não tenha uma conta aberta na Caixa Econômica Federal, será aberta uma conta no Caixa Tem de forma automática para que possa transferir os valores por meio do aplicativo.
O Caixa Tem pode ser baixado de forma gratuita tanto em aparelhos Android como em aparelhos iOS. A consulta para saber se você terá direito ao saque emergencial do FGTS ficará disponível a partir de 8 de abril por meio do aplicativo do FGTS e também pelo site da Caixa. A consulta também poderá ser feita nas agências bancárias ou no site do FGTS.
Acessando o app do FGTS, será possível realizar a consulta do valor a ser creditado, a data em que o depósito será realizado na conta e optar pelo não recebimento dos valores ou solicitar o retorno do dinheiro disponibilizado para a conta FGTS.
O saque deste valor é obrigatório?
A opção do saque é facultativa, em casos onde o trabalhador prefira não sacar este valor, ele poderá optar por manter o valor na conta para que ele continue rendendo nas contas do FGTS. Para isto, basta solicitar o cancelamento desse crédito automático até o dia 10 de novembro por meio do aplicativo do FGTS. Caso o valor já tenha sido depositado, não se preocupe! É possível solicitar o cancelamento para que o valor seja devolvido pela conta poupança no Caixa Tem.
Quem não retirar e nem movimentar a quantia até o último dia do saque (15 de dezembro) terá o dinheiro devolvido para sua conta do FGTS sem nenhum prejuízo e ainda terá o valor corrigido, rendendo cerca de 3% ao ano.
Como sacar o fgts emergencial: calendário e datas
Quer saber como sacar o FGTS emergencial? Fique de olho no calendário abaixo e certifique-se em qual mês o valor estará disponível em sua conta Caixa.
O critério para este calendário proposto pelo governo e pela Caixa, seguem a ordem do respectivo mês de nascimento do trabalhador.
Esse calendário terá um depósito a cada semana, para cada grupo, até ser finalizado em 15 de junho. Confira quais são essas datas:
- Nascidos em Janeiro: o valor será liberado em 20 de abril;
- Nascidos em Fevereiro: o valor será liberado em 30 de abril;
- Nascidos em Março: o valor será liberado em 04 de maio;
- Nascidos em Abril: o valor será liberado em 11 de maio;
- Nascidos em Maio: o valor será liberado em 14 de maio;
- Nascidos em Junho: o valor será liberado em 18 de maio;
- Nascidos em Julho: o valor será liberado em 21 de maio;
- Nascidos em Agosto: o valor será liberado em 25 de maio;
- Nascidos em Setembro: o valor será liberado em 28 de maio;
- Nascidos em Outubro: o valor será liberado em 01 de junho;
- Nascidos em Novembro: o valor será liberado em 08 de junho;
- Nascidos em Dezembro: o valor será liberado em 15 de junho.
A quantia será depositada na conta corrente, na conta poupança ou na conta poupança digital aberta de forma automática pelo próprio Caixa Tem. Esse dinheiro poderá ser movimentado pelo aplicativo para pagar boletos ou contas, realizar compras com cartão de débito virtual, transferir o saldo para outras contas ou até mesmo realizar o saque por meio da operação sem cartão.
Se você deseja saber mais sobre retirar uma quantia maior do seu FGTS, é possível por meio da antecipação do saque aniversário FGTS da, fale com um dos consultores financeiros da Credversopara saber mais.