Quando surge a oportunidade de fazer empréstimo consignado, é comum que você se pergunte se esse é o melhor momento para isso. Afinal, questões financeiras necessitam de planejamento e organização.
O empréstimo consignado é uma alternativa para auxiliar quem precisa de um dinheiro extra. Por isso, ele pode ser uma boa escolha em diferentes momentos.
Entretanto, levando em consideração o momento da economia, o cenário aponta que esse é o melhor momento para fazer empréstimo consignado. Mas você sabe por quê? Entenda mais sobre o assunto a seguir.
O que é o empréstimo consignado?
Antes de fazer empréstimo consignado é importante entender que ele se trata de um meio simples para obtenção de crédito, com taxas de juros menores e com mais flexibilidade.
Basicamente, ao escolher essa modalidade, você pega emprestado uma quantia do banco, escolhe o valor e o número de parcelas em que pode pagar, levando em consideração que a quantia será descontada mensalmente da aposentadoria ou pensão.
Esse tipo de empréstimo costuma ser bastante buscado, uma vez que oferece vantagens em relação ao prazo de pagamento, facilidade de contratação e os demais benefícios citados anteriormente.
Essa modalidade também é bastante oferecida pelas instituições financeiras, uma vez que é uma escolha de menor risco, que têm a garantia do pagamento, e também para os clientes, que deixam de sofrer com o acúmulo de dívidas e em muitos casos, restrições no SPC e Serasa.
Quem pode fazer um empréstimo consignado?
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito destinada à Aposentados e Pensionistas INSS, Servidores Públicos Federais (SIAPE), Estaduais e Municipais. As prestações são descontadas diretamente do contracheque ou benefício INSS, garantindo taxas de juros mais baratas que outras frentes de crédito.
Por que agora é a melhor hora para fazer empréstimo consignado?
Antes de entender porque essa é a melhor hora para fazer empréstimo consignado, é necessário lembrar que o momento certo vai depender da realidade financeira de cada consumidor. O momento ideal é aquele em que você mais precisa!
No entanto, vale a pena avaliar também o cenário econômico e as regras do empréstimo consignado, que podem sofrer alterações de tempos em tempos.
Além dessas mudanças determinadas por bancos e financeiras, a oscilação na inflação também pode impactar o Custo Efetivo Total (CET), ou seja, o valor final devido ao banco.
Com base nas previsões do mercado, é possível notar que nos próximos meses as taxas de juros do consignado devem sofrer um aumento. Sendo assim, esse é o momento certo para quem pretende fazer empréstimo consignado com um valor mais acessível para quitação da dívida.
Por que não esperar para fazer o empréstimo?
A taxa Selic, usada como controle da inflação, e que evita que os preços subam demais, é também um medidor que influencia no caso dos empréstimos.
Se a taxa aumenta, isso significa que há uma diminuição nas atividades econômicas, e isso força uma queda nos preços dos produtos e serviços.
Com a questão da pandemia e a lenta recuperação econômica, o mercado estima que a Taxa Selic deve continuar em alta e, portanto, gerar impactos em diversos produtos financeiros, como o crédito consignado, por exemplo.
Aproveitar o momento de estabilidade da Selic é uma forma de pagar menos juros ao banco e garantir o dinheiro no momento em que você mais precisa.
Onde fazer empréstimo consignado?
Antes de fazer empréstimo consignado é importante estar atendo às condições de contratação dessa modalidade, entre elas:
- Condições de pagamento;
- Quantidade e valores da parcela;
- Especificidades do contrato.
Escolher o empréstimo pode garantir o rapidamente o dinheiro que você precisa, sem burocracia e com prazos interessantes para pagamento. No entanto, pesquisa a instituição financeira certa para encontrar as melhores opções.
Faça uma simulação de ofertas com a Credverso e contrate o empréstimo ideal, que cabe no seu bolso. Basta inserir os seus dados e aguardar um contato com as melhores taxas para obter a sua renda extra. Solicite agora!