Tanto para benefícios da Aposentadoria do INSS ou para o Benefício de Prestação Continuada (BPC), você irá descobrir como desbloquear benefício para empréstimo consignado.
Aliás, você sabia que pode ser um dos beneficiários da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS)?
O BPC está disponível para idosos com idade igual ou superior a 65 anos ou para pessoas com necessidades especiais (PNE) e garante um salário mínimo por mês.
Por meio desse outro benefício você também tem direito ao empréstimo consignado e ao cartão de crédito consignado.
Como desbloquear benefício para empréstimo online?
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) disponibiliza um serviço que permite que aposentados e pensionistas possam bloquear ou desbloquear seus benefícios para a realização de empréstimos consignados, no conforto da sua casa, sem a necessidade de ir até uma agência física.
Para bloquear ou desbloquear o benefício para empréstimo, precisa ser o titular da aposentadoria ou pensão ou ser o representante legal da pessoa titular do benefício e ter em mãos todos os dados para acessar o Meu INSS.
Dados necessários para fazer a solicitação no Meu INSS
O número do CPF é obrigatório em todos os casos.
Se for procurador ou representante legal:
- Procuração ou termo de representação legal (tutela, curatela, termo de guarda);
- Documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF do procurador ou representante.
Como fazer a solicitação no Meu Inss
- Entre no Meu INSS, seja pelo site ou pelo aplicativo (disponível para Android e iOS);
- Clique em “Novo Pedido”;
- Digite o nome do serviço/benefício que você quer;
- Na lista, marque o nome do serviço/benefício;
- Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.
As telas seguintes irão confirmar seus dados pessoais e de contato, e como o titular gostaria de acompanhar o processo. Você também precisa informar o Número do Benefício (NB).
A Credverso Alerta: Para solicitar o desbloqueio do seu benefício, é necessário ser o titular da aposentadoria ou pensão ou ser representante legal do titular.
Quem pode desbloquear o benefício INSS pelo aplicativo Meu INSS?
Quem deseja desbloquear o benefício INSS para empréstimo pela plataforma online Meu INSS, devem ter os selos prata ou ouro no cadastro do sistema gov.br.
Selo Bronze
É o selo de nível básico, que possibilita o acesso somente a serviços básicos. Ele pode ser adquirido com a validação feita a partir do CPF do usuário ou pela Previdência Social.
Selo Prata
Esse já é um selo de nível avançado, e para conquistá-lo a validação precisa ser feita de forma presencial no balcão do INSS, por meio do internet banking ou pela biometria cadastrada no Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).
Selo Ouro
O único meio de adquirir esse selo é por meio da validação biométrica do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ou pelo certificado digital, isto é, um documento digital que associa uma pessoa à chaves criptográficas.
Além do selo, quem deseja utilizar os serviços pelo canal digital deverá apresentar durante o processo todos os documentos citados acima.
Quanto tempo demora para desbloquear o benefício INSS?
O tempo médio para resposta é de cerca de 30 dias, de acordo com o INSS. Para acompanhar e receber a resposta do seu processo.
- Acesse o Meu INSS;
- Clique em “Consultar Pedidos”;
- Encontre o processo na lista;
- Para ver mais detalhes, clique em “Detalhar”.
Se você tem alguma dúvida ainda para contratar o seu empréstimo consignado ou precisa de ajuda para contratar entre em contato com a Credverso. Nossos consultores irão te atender com toda a atenção e carinho.
A Credverso é uma fintech que facilita o acesso de clientes a empréstimos consignados. Atuamos como correspondente bancário, atividade regulada pelo Banco Central do Brasil, com as taxas de juros e prazos praticados nos empréstimos consignados.