Hoje em dia muitas pessoas acabam tendo problemas diariamente por conta de ter o CPF irregular. Até porque, isso pode interferir diretamente até em uma entrevista de emprego se forem consultar seu documento. Veja como realizar essa consulta e não passar por mais nenhum apuro.
Quando o CPF chega nessa situação, significa que você pode encontrar diversas consequências e também entender por qual motivo ele está irregular. Nas próximas linhas, iremos explicar cada um desses motivos e como evoluir para descobrir qual seria o status do seu CPF.
O que é CPF irregular?
Todos os brasileiros têm a obrigação de ter esse documento e, de acordo com a Receita Federal, ele pode estar na categoria ou nas seguintes situações:
- CPF suspenso:O CPF chega a ficar em situação suspensa quando tem algo de errado ou alguma informação que ficou incompleta no cadastro do contribuinte. Normalmente, os problemas aparecem no nome da pessoa, nome da mãe, data de nascimento ou no Título Eleitoral, sabendo que a Receita Federal valida os dados obtidos com as informações da Justiça Eleitoral. Além de encontrar pessoas que não foram votar e não regularizou sua situação;
- CPF cancelado: O mais comum para ter o seu documento cancelado é quando ocorre a perda ou roubo de documentos. Há casos mais raros também, como erro no processo de cadastro para gerar um novo CPF, ou até um repetido, por exemplo;
- CPF nulo: Nesse caso é quando ocorre algum tipo de fraude no momento da inscrição;
- CPF de titular falecido: Esse representa o CPFs de pessoas que já faleceram;
- CPF pendente de regularização: Nessa situação o contribuinte já deixou de enviar algum tipo de documento do Imposto de Renda em pelo menos um momento nos últimos cinco anos.
Quais as consequências de estar com um CPF irregular?
Como bancos e outras instituições financeiras cruzam os dados do cadastro dos brasileiros na Receita Federal, quem estiver com ele irregular, não conseguirá viver sua vida normal, principalmente porque devem ter seus nomes retirados da base de clientes das instituições financeiras.
Fora que, tendo o CPF irregular, a pessoa está impedida de:
- Tirar passaporte;
- Abrir ou movimentar contas bancárias (corrente, poupança ou digital);
- Fazer um financiamento;
- Receber aposentadoria;
- Pedir um empréstimo;
- Comprar ou vender imóveis;
- Receber prêmio de loteria (talvez o maior problema de todos).
Como falado anteriormente, o CPF irregular está envolvido em tudo da parte pessoal do contribuinte, principalmente para quem procura e “consegue” um novo emprego. Dependendo da filosofia da empresa, ela será impedida de trabalhar por conta da irregularidade. Por isso, deixe seu documento regularizado o quanto antes.
CPF irregular é a mesma coisa que nome sujo?
Para entender melhor a diferença dos dois e entender porque são caminhos diferentes, vamos falar o que significa “nome sujo”. Esse é o nome dado para as pessoas que estão com o nome negativado nas listas dos órgãos de proteção ao crédito. Nesse caso, essa nomenclatura é referente ao caráter devedor ou que está inadimplente de um CPF.
Para exemplificar melhor o que foi explicado, a pessoa negativada, ou seja com o “nome sujo”, consegue abrir uma conta digital ou conta-corrente. Porém, quem tem o CPF com a situação irregular, não consegue fazer o mesmo. O documento irregular, não está direcionado às dívidas.
Como saber se seu CPF está irregular?
Para validar a situação do seu CPF, é bem prático e fácil: entre no site da Receita Federal e digite o número do documento com a data de nascimento. Logo após o preenchimento, será mostrado um relatório com o status do cadastro.
Como regularizar o CPF
Para conseguir regularizar o seu CPF, vai depender muito do tipo de irregularidade que apresenta e da ação tomada junto à Receita Federal. Porém, geralmente, é necessário realizar uma solicitação no site oficial da Receita e comparecer em alguma unidade de atendimento da instituição para finalizar a regularização.
Normalmente, há um prazo para que a situação se resolva e também para comparecer na Receita, que é de 90 dias, a partir da solicitação de regularização. Mas, caso a pessoa não compareça dentro da data estipulada, a solicitação será cancelada.
Como regularizar o CPF pela internet?
Em tempos atuais é muito mais fácil e prático fazer a regularização pela internet. Nesse tempo de pandemia, foi disponibilizado o auxílio emergencial no valor de R$ 600,00 e muitas pessoas descobriram que necessitavam regularizar seus CPFs para conseguir receber.
Para que não necessite sair de casa, a Receita Federal criou a solicitação online também. Apenas, valide antes de começar, a situação do seu CPF. Caso, apareça como “pendente de regularização”, siga as instruções para poder enviar a declaração de Imposto de Renda que está ausente, mas se estiver como “suspenso”, preencha o formulário de alteração dos dados.
Quem está com pendências eleitorais, a regularização do seu documento está sendo realizado normalmente, nos processos que o cartório eleitoral solicita.
A Credverso é uma fintech que facilita o acesso de clientes a empréstimos consignados, atuando como correspondente bancário, atividade regulada pelo Banco Central do Brasil, com as taxas de juros e prazos praticados nos empréstimos consignados.
Por meio da APIZ é disponibilizado a antecipação do saque FGTS de até 12 parcelas, com valor mínimo liberado à partir de R$ 200,00, com uma taxa de juros a partir de 1,89%.