Você que é trabalhador brasileiro e tem direito ao FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), sabe como receber seu benefício? Venha descobrir como realizar sua consulta e descobrir seu saldo de forma online, já que pelo site da Caixa Econômica Federal você consegue de maneira mais ágil e prática.
Mas antes de começar, você conhece o FGTS? Ele foi criado por meio de um sistema como defesa para o trabalhador que for demitido, sem ser por justa causa, por meio de uma conta que esteja vinculada ao seu contrato de trabalho.
Ele funciona da seguinte forma. No início de cada mês, as empresas depositam nas contas que estão diretamente abertas na CAIXA, em nome de cada colaborador (até por isso é importante manter seus dados sempre atualizado), um valor que é correspondente a 8% do salário de cada funcionário. Sendo assim, o FGTS é a soma total dos valores que são mensalmente depositados e que, dependendo de cada situação, podem ser sacados em sua totalidade que está na conta.
O objetivo do conteúdo é poder mostrar se está apto para receber o benefício. Confira como receber o FGTS com Credverso!
O serviço pode ser consultado por meio do site da Caixa, em uma versão atualizada do aplicativo do FGTS e diretamente nas agências da Caixa Econômica Federal (CEF).
Saiba como receber seu FGTS consultando pelo site do próprio sistema. Veja quais informações são fornecidas:
- Se o trabalhador tem direito ao Saque Extraordinário do FGTS;
- Ter conhecimento sobre a data de crédito na Conta Poupança Social Digital;
Já pelo aplicativo do FGTS, que recentemente teve uma atualização, e nas agências da CAIXA, é possível:
- Validar o valor a ser creditado;
- Consultar a data de crédito na Conta Poupança Social Digital;
- Repassar a informação que não quer receber o crédito do valor;
- Solicitar o retorno do valor creditado para a conta FGTS;
- Realizar qualquer alteração cadastral para criação de Conta Poupança Social Digital;
Importante lembrar também que o dinheiro das contas do fundo – um direito do trabalhador que tem sua carteira assinada – só pode ser sacado, em geral, em determinadas situações, como por exemplo, na demissão sem justa causa, ao adquirir uma casa própria ouna aposentadoria.
Para conseguir realizar a consulta pelo site da Caixa, é necessário informar o NIS (PIS/ PASEP), onde você pode consultar por meio da carteira de trabalho ou até em algum extrato que o trabalhador tenha, e conectar com uma senha que foi cadastrada pelo próprio trabalhador. Além também de poder utilizar a Senha do Cidadão.
O site oferece, para quem não se recorda da senha, a opção de recuperá-la, porém é necessário informar o NIS. Já o aplicativo você consegue baixar nas seguintes opções:
- Play Store: para celulares Android;
- App Store: para celulares IOS, da Apple.
É importante explicar também, que se o titular possuir mais de uma conta do FGTS, o saque deve seguir a seguinte ordem. Primeiro, são as contas relativas aos contratos de trabalho extintos, iniciando-se pela conta que tiver o menor saldo; logo após, pode seguir para as demais contas vinculadas, iniciando pela conta que tiver também o saldo menor.
Nesta opção não estarão disponíveis para saque os valores que estiverem bloqueados na conta do FGTS, como por exemplo uma garantia de operação de crédito para antecipação do saque-aniversário (uma outra modalidade para o saque de parte do seu FGTS)
Como posso solicitar o saque?
Essa com certeza deve ser a pergunta mais realizada, até porque é um benefício do trabalhador poder recebê-lo. A forma mais fácil de como receber o FGTS é a digital, onde por meio do aplicativo do próprio FGTS você consegue consultar e realizar a solicitação, indicando uma conta que seja o titular.
Dentro do aplicativo o trabalhador consegue consultar o andamento da solicitação, enviar documentos, sem ter nenhum custo para realizar. O dinheiro é enviado para a conta indicada em até cinco dias úteis.
Encontre uma empresa que te auxilie neste assunto
Algumas pessoas buscam por empresas especializadas em assuntos relacionados ao FGTS. Aqui na Credverso trabalhamos com todas as suas necessidades em relação a este e outras opções de saque.
Se quiser saber mais, contate a Credverso, um de nossos consultores financeiros irá te atender. A Credverso é uma empresa especializada para te ajudar em tudo o que precisar. Nela, você encontra opções de crédito. Isso tudo com uma taxa de juros bem abaixo das taxas de juros disponíveis no mercado.
A Credverso é uma fintech que facilita o acesso de clientes a empréstimos consignados. Atuamos como correspondente bancário, atividade regulada pelo Banco Central do Brasil, com as taxas de juros e prazos praticados nos empréstimos consignados. Saiba mais!